sábado, 18 de julho de 2009

Já faz um tempo que Augusto Cury está presente nas mais diversas listas dos livros mais vendidos por todo o Brasil. Como brasileiro adora um livro de auto-ajuda, com 10 lições pra ser feliz, ou as 7 leis da vida saudavel, ele se tornou um fenômeno de vendas.  Seu sucesso mais recente, O Vendedor De Sonhos, possui a seguinte sinópse: 


Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito.



Confuso, caro leitor? Pois eu também. Ao ir pro cinema, encontrei na livraria um daqueles capitulos isolados do livro distribuidos, pra que as pessoas leiam, se interessem, e comprem o livro. Pelo menos, deveria ser assim. Mas eu nunca iria desconfiar do que estaria por vir.


O Capitulo é o 33 do livro "O Vendedor De Sonhos e a Revolução dos Anônimos". Belo titulo. Mas o capitulo...


Vai além de qualquer coisa que eu já tenha lido, ouvido, psicoescutado, e tudo mais. O resumo é o seguinte: Mostra um cara - o vendedor de sonhos - liberando um ratinho durante uma palestra para ex-detentos. Até ai, tudo bem. O problema vem depois. O ratinho causa medo em todos, blablabla. Então, decide entrar nas calças de outro personagem. Aqui começa a porra toda. O personagem começa a se desesperar e clama que uma senhorinha chute sua bunda para matar o rato. Ela demora, e ele fica impaciente. O rato continua andando na bunda dele, e então... entra no tunel do tempo. Sim, caro leitor, é assim que nosso amigo Augusto Cury, vendedor Best-Seller, chama o orificio anal da personagem. Tunel do tempo. E termina com o vendedor de sonhos liberando o esfincter e mijando nas calças. 


Eu fiquei sem reação após ler isso.  Como um livro que vende tanto pode ser assim? 


Se fosse um Marley e Eu, que é bonitinho e agrada a todos, ou um Caçador de Pipas, que é um livro interessante, é normal eles estarem nos mais vendidos.



Mas esse livro. Deus/

Depois o pessoal se escandaliza quando lê Chuck Palahniuk. 


O Brasil está começando a ler como um país de primeiro mundo. Pena que sejam os livros errados.


-------------------------------------------------------------------------------------


I'll be back/

0 comentários: